Ecobacia

seta Rio Jucu

O Rio Jucu tem uma extensão de 166 km, desde a nascente,em Domingos Martins, até a foz, na Barra do Jucu, em Vila Velha. A nascente do rio Jucu fica na Serra do Castelo, que é uma ramificação da Serra de Pedra Azul. Este é o ponto culminante da Bacia, com 1800 metros de altitude. Sua bacia hidrográfica abrange uma área de 2220 km², na qual estão situados os municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano e parte dos municípios de Viana, Vila Velha, Cariacica e Guarapari.

Os principais afluentes do rio Jucu são os rios Jucu Braço Sul, Barcelos, Ponte, Jacarandá e D’Antas, além do ribeirão Tijuco Preto e o córrego Biriricas. O rio Formate, que antigamente era um dos principais afluentes do rio Jucu, foi desviado na década de 50, passando a desaguar no rio Marinho e formando assim uma nova bacia. O rio Marinho, por sua vez, tem grande importância histórica. Construído pelos jesuítas, o canal foi a principal obra de engenharia do século XVIII. Hoje é o principal receptor dos esgotos de Cariacica e Vila Velha, na baixada litorânea da Grande Vitória.

O uso do solo na bacia do Jucu é majoritariamente agropecuário. As várias pequenas indústrias situadas na região da bacia estão localizadas principalmente em Viana, Cariacica e Vila Velha

O potencial hidráulico do Rio Jucu para geração de energia foi descoberto há muito tempo. O rio recebeu, em 1909, a primeira hidrelétrica do Estado. Atualmente, novos empreendimentos estão planejados ou em execução na região.

Confira o vídeo:

Bacia Hidrográfica do Rio Jucu from tabcomunicacao on Vimeo.

Principais benefícios e aproveitamentos

Principais benefícios e aproveitamentos